Secretaria da Fazenda do RN

> www.set.rn.gov.br / SINTEGRA
Sexta-feira, 26/04/2024
O submenu est em um arquivo enviado, ver no HTML


Legislao

Para transmisso do arquivo magntico SINTEGRA so necessrios 3 programas: Escrita Fiscal (digitao das notas), Validador Sintegra e Transmissor.

O programa de Escrita Fiscal de propriedade da empresa e dever gerar um arquivo .TXT vlido para Gerao da mdia .ZIP.

O Validador Sintegra utilizado para Validar o arquivo TXT e em seguida Gerar a Mdia (arquivo .ZIP). disponibilizado para Download no site da SEFAZ / RS.

O Transmissor TED (Transmisso Eletrnica de Documentos) utilizado para Transmitir a mdia. Tambm disponibilizado para Download no site da SEFAZ / RS.

Caso no consiga transmitir com o TED solicite ao administrador da sua rede de acesso internet que libere permanentemente no(s) firewall(s) a porta TCP 8017 para o IP 200.141.128.76 ou serv.set.rn.gov.br.

No momento do envio do arquivo magntico se for solicitada Autenticao do remetente devido a seleo da opo Exigir autenticao de Remetente na transmisso do Convnio 57/95. na aba Configurar do TED. Desative esta opo para poder transmitir para a SET/RN.

Caso tente transmitir o arquivo .TXT (e no o .ZIP), o TED no abrir a caixa de seleo para o estado do RN, apenas mostrar a opo de transmitir para a SEFAZ/RS. Assim, TRANSMITA PARA O RN O ARQUIVO .ZIP (Mdia gerada pelo validador a partir do .TXT) E NO O .TXT.

Dvidas sobre rejeies e advertncias indicadas pelo validador no seu txt: entre em contato com o programador do seu sistema fiscal. O Validador e o Transmissor do SINTEGRA foram severamente testados antes de serem disponibilizados e esto sendo usados com sucesso por todo o Brasil. Antes de telefonar para o programador do seu programa fiscal verifique se o erro no est na gerao do TXT (operao ou dados). No caso de mensagem exigindo atualizao de verses, faa-as. Problemas tcnicos de funcionamento, tente primeiro resolver com o seu suporte de informtica. Envie os dados em perodos mensais.

Primeiro faa contato com seu suporte de informtica e desenvolvedor do seu programa fiscal. Caso no resolva, s ento ligue-nos. No caso de contato necessrio com o SINTEGRA no RN (Dvidas de operao do Validador e Transmissor), ligue para o Callcenter da SET no telefone (84) 3232-2090 ou envie e-mail para atendimento@set.rn.gov.br . Antes de telefonar verifique se se trata de uma rejeio ou apenas uma advertncia (que no impede gerao da mdia para transmisso).

  • Convnio 57/1995 e Manual Consolidados (PRINCIPALMENTE PARA ANALISTAS/PROGRAMADORES)

O arquivo vlido ser o enviado por ltimo, devendo conter, no mnimo, os registros enviados anteriormente. Somente se aceitando a retificao total (cdigo 2). No se aceita retificao aditiva.

1) Registro 53 - Passa a ser aceita a ocorrncia "EX" no campo UF para todas as Unidades Federativas.

2) Registro 10 - Regra alterada, passa a aceitar arquivos com perodo superior a 1 ms quando a UF informada no Registro 10 for igual a "SP".

3) Alterao no arquivo TOTAIS. O campo Desc/Desp. Acessrias do Registro 54 foi dividido em dois.

4) Inserido o Estado do RN (Rio Grande do Norte) na regra aplicada ao Campo Srie para o RS (aceitar srie zero) dos Registros 50, 51, 53, 71 e 86;

5) Correo da totalizao do Registro 74 no Registro 90

  • ECF - No caso de emisso de DOCUMENTO FISCAL, no qual a venda tambm j foi efetuada atravs de emisso de Cupom Fiscal, deve ser feito o lanamento do documento com CFOP 5.929.= Como informar uma nota fiscal referente a uma venda j registrada atravs de cupom fiscal no ECF/IF ? a. Tratando-se de nota fiscal modelo 1, deve ser informada no registro tipo 50, hiptese em que os campos 11 a 16 devem ser zerados, no devendo ser informados os registros tipo 54. b. Tratando de nota fiscal modelo 2 (nota fiscal de venda a consumidor), os seus valores devem ser considerados zerados para preenchimento dos campos 10 a 15 do registro tipo 61, no devendo seus itens serem includos nos registros tipo 61R
  • Portaria 112 de 05/12/2003 - Dispe sobre a prorrogao do prazo de entrega dos arquivos magnticos com o registro fiscal dos documentos emitidos por contribuintes do ICMS usurios de sistema eletrnico de processamento de dados, relativos aos meses de novembro e dezembro de 2003.

Prazo para envio dos arquivos:

  1. Contribuintes do RN, devem enviar as operaes referentes: a novembro e dezembro de 2003 at 31 de janeiro de 2004, e a partir de janeiro de 2004 at o dia quinze do ms subseqente;
  2. Contribuintes das outras unidades da federao e substitutos tributrios, continua a mesma sistemtica de envio mensal proveniente do Convnio ICMS 57/95, ou seja, at o dia quinze (15), para as operaes e prestaes efetuadas no ms anterior.

Nem sempre o valor total do registro tipo 50 igual ao valor total do registro tipo 54. O total do registro tipo 50 expressa o Somatrio do campo VALOR TOTAL DA NOTA. Este campo resultado da soma do VALOR TOTAL DOS PRODUTOS (total do 54 no relatrio REGISTROS) acrescidos dos valores lanados a ttulos de frete, seguro, despesas acessrias, informaes constantes no registro tipo 54 e somados na coluna descontos do mesmo relatrio, acrescidos, se houver, do ICMS ST, informao constante no registro tipo 53.

Quando o CFOP utilizado pelo contribuinte o 6.351 (Prestao de servio de transporte para execuo de servio da mesma natureza). Nesse caso exigido o Registro 71. Para no ser exigido o Registro 71, ele deveria utilizar o CFOP 6.359 (Prestao de servio de transporte a contribuinte ou a no contribuinte quando a mercadoria transportada est dispensada de emisso de nota fiscal).

Ateno, caso seja obrigado a enviar o 60I(regime especial) e tenha problemas na validao do arquivo, obtendo mensagem de rejeio (Registro 60 item sem o registro mestre correspondente): no o validador que est errado, mas sim a forma de montagem do registro tipo 60 que seu sistema fiscal gerador est utilizando. A forma correta 60M, 60A, 60I; e no alocar todos os registro 60M e 60A, para depois relacionar todos os 60I. Esta forma est em desacordo com o estabelecido no convnio 57/95. Solicite ao seu programador a correo do seu sistema fiscal.

Voltar para a página anterior voltar topo