Secretaria da Fazenda do RN

Secretarias de Tributação e Educação dão continuidade à entrega de livros nas escolas públicas do RN

ASSESSORIA DE IMPRENSA     15/03/2018

Alunos do 6º ao 9º ano são contemplados nesta fase do projeto

"A galera se Liga em Cidadania" é o tema do livro distribuído pelo Programa de Educação Fiscal (PEF-RN), da Secretaria de Estado da Tributação (SET-RN), nas Escolas Públicas do estado. A meta inicial é de que a distribuição chegue a 20 escolas que fazem parte também do Programa Mente Inovadora.

Foram visitadas até o momento oito escolas das cidades de Natal e Grande Natal que se disponibilizaram a conhecer o Programa e o material fornecido pela Secretaria e que possuem turmas de 6º ao 9º ano do Ensino fundamental.

"O maior objetivo do Programa é fomentar a cultura do controle social, porque tão importante quanto pagar o tributo é fiscalizar a sua aplicação", afirma a auditora fiscal, Lisymá Soares, da SET-RN e membro do Grupo Estadual de Educação Fiscal (GEFE/RN). "É preciso fomentar essa cultura nas novas gerações para que os jovens possam compreender que aquela cadeira na qual estudam na escola foi financiada também pelo pai deles", finalizou.

A educação fiscal faz parte do Plano Estadual de Educação (Lei n 10.049 de 27/01/ 2016), onde o tema está contemplado na dimensão 6, meta 1, estratégia 9, e deve ser trabalhado nas escolas como um tema transversal em diversas disciplinas, trazendo novos elementos .

"O professor pode trabalhar a educação fiscal desde sempre, ela é atemporal. É possível aplicar a educação fiscal no seu dia a dia e é um tema que se encaixa muito bem em qualquer disciplina", garante Vanezia Paiva, da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) e também membro do (GEFE-RN).

Além da distribuição dos livros, o PEF-RN oferece capacitação para os professores através do curso online "Disseminadores da Educação Fiscal", oferecido pela Escola de Administração Fazendária (ESAF), com certificação de 120 horas, pela própria Escola.

A Secretaria se dispõe ainda a apoiar as escolas nas ações desenvolvidas por elas  que tenham como intuito debater e dar visibilidade ao tema Educação Fiscal, como palestras sobre cidadania, eventos, oficinas ou encontros de sensibilização dos professores.

ESCOLA

A Escola Estadual Lauro de Castro foi uma das últimas escolas visitas pelo Projeto, na última quarta-feira (14/3), e recebeu um total de 210 livros através do diretor Davidson Carvalho Soares. Segundo Davidson, agora ele pretende captar os professores que estão abertos aos temas transversais para que possam desenvolver um bom trabalho junto aos alunos.

Já na Escola Estadual Alberto Torres, a comissão do programa de Educação Fiscal do RN foi recebida pelo coordenador pedagógico João Marcos e a vice-diretora Abigail de Souza Lima. Foram entregues nesta escola um total de 185 livros para o aluno e 20 livros para o professor.

 

Voltar para a página anterior voltar topo