Secretaria da Fazenda do RN

Sexta-feira, 26/04/2024
Apresentação

Modelo Operacional

De maneira simplificada, a empresa emissora de CT-e gerar um arquivo eletrnico contendo as informaes fiscais da prestao de servio, que dever ser assinado digitalmente de maneira a garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor.

Este arquivo eletrnico, que corresponde a Conhecimento de Transporte Eletrnico de Cargas - CT-e - ser ento transmitido pela Internet para a Secretaria da Tributao que far uma pr-validao do arquivo e devolver, em tempo real, um Protocolo de recebimento (Autorizao de Uso).

Aps o recebimento do CT-e, a Secretaria da Tributao disponibilizar consulta na Internet para que o tomador e outros legtimos interessados que detenham a chave de acesso do documento eletrnico possam verificar sua autorizao e contedo.

Este mesmo arquivo (CT-e) ser ainda transmitido pela Secretaria da Tributao para a Receita Federal, que ser o repositrio nacional de todos os CT-e emitidos e, no caso de uma operao interestadual, tambm para as Secretarias de Fazenda ou Tributao da unidade federada do incio e do trmino da prestao de servio de transporte, e do tomador.

Para acompanhar a carga durante o trnsito e para facilitar a consulta ao CTe, ser impressa uma representao grfica do Conhecimento de Transporte Eletrnico, intitulado DACTE (Documento Auxiliar do CT-e), em papel comum (mnimo A5 - 210 x 148 mm, e mximo Ofcio 2 230 x 330 mm). Conter impressa, em destaque, a chave de acesso para consulta do CT-e na Internet e um cdigo de barras unidimensional que facilitar a captura e a confirmao de informaes do CT-e pelos Postos Fiscais de Fronteira dos demais Estados.

O DACTE no um Conhecimento de Transporte, nem o substitui, servindo apenas como instrumento auxiliar para consulta do CT-e no site da SEFAZ.

O tomador do servio, no credenciado para emitir CT-e, poder utilizar os dados contidos no DACTE para a escriturao do CT-e. Sua validade ficar vinculada efetiva existncia do CT-e nos arquivos das Administraes Tributrias envolvidas no processo, comprovada atravs da emisso da Autorizao de Uso e consultada pelo tomador do servio.

modelo operacional

Voltar para a página anterior voltar topo