Secretaria da Fazenda do RN

Auditores do Brasil, Espanha e Portugal discutem Reforma Tributária em Natal durante congresso

ASSESSORIA DE IMPRENSA     23/05/2024

Foto: Jonas Pereira/ Agência Brasil

A regulamentação do texto da legislação é um dos principais focos do 8º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, que começa no domingo (26). O secretário Extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, estará no RN para participar das discussões.

Natal - Auditores fiscais de todo o Brasil e de outros países se reúnem Natal, capital do Rio Grande do Norte, discutir o sistema tributário brasileiro e avaliar os desafios da regulamentação do texto da Reforma Tributária, cujo texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado e que agora entra na fase de definição de como os dispositivos previstos na redação final deverão ser implementados. O assunto será o foco principal da oitava edição do Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, que começa no próximo domingo (26). A solenidade de abertura está prevista para ocorrer às 19h, no Centro de Convenções de Natal. Já as plenárias ocorrem no auditório do hotel Wish, também situado na Via Costeira.

Para abordar a temática, a programação técnica do evento conta com diversos especialistas que ministraram palestras ao longo dos quatro dias de Congresso, incluindo o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, estará no RN para participar das discussões. Junto com ele, outras autoridades nacionais e internacionais em assuntos econômicos, tributários e áreas correlatas vão debater os avanços que as mudanças no sistema de recolhimento de tributos no país devem proporcionar e os desafios que a União, estados e municípios terão pela frente sob a ótica dos auditores fiscais.

Estão confirmadas ainda as presenças do coordenador da Unidade de Assuntos Fiscais da Divisão de Desenvolvimento Econômico da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Noel Perez-Benitez, e do secretário executivo do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT), Márcio Verdi. O congresso traz outros convidados de âmbito internacional, como Cristina Mac Dowell, especialista em Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ana de La Herrán Piñar, que é presidente da IHE, e o diplomata e político de Portugal Nuno Felix, além do anfitrião do evento, o presidente do Comsefaz e secretário da Fazenda do RN, Carlos Eduardo Xavier, que darão contribuição para o aprofundamento dos debates, repasse de conhecimento e troca experiências com os participantes.

Esta edição do Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais tem como tema "Reforma Tributária: A Descoberta de um Novo Mundo e seus Desafios" e deverá ser oferecer para os mais de 600 inscritos dias de palestras, painéis, debates e momentos de networking, centrados nas mudanças da Reforma Tributária e na adoção do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), já implementado em Portugal nos anos 1980. Especialistas em tributação do Brasil, Portugal e da Espanha compartilharão as vivências, as dinâmicas e os problemas enfrentados na implantação do IVA na Europa.

Leia na íntegra

Voltar para a página anterior voltar topo