Secretaria da Fazenda do RN

> www.set.rn.gov.br / SECRETARIA
Quinta-feira, 25/04/2024
O submenu est em um arquivo enviado, ver no HTML

Gesto Estratgica

Um Novo Ciclo 2022 - 2027

Com o encerramento do ciclo 2018-2022, ocorrido em 2021, portanto antecipado em 1 ano, a Secretaria de Estado da Tributao SET/RN deu incio s aes preparatrias para a construo do novo Planejamento Estratgico (P.E.), para o ciclo 2022-2027, com expectativa de dar continuidade ao exerccio de planejar as aes e direcionar, de forma coordenada, as energias e os esforos da organizao, com um maior grau maturidade, para o alcance da gesto estratgica plena. A definio do perodo do novo ciclo em 6 anos levou em considerao a necessidade de harmonizar com o PPA visando alinhamento das aes no mbito do Estado.

Para isso, preciso o envolvimento de todos que fazem a SET/RN, desde o instante inicial do diagnstico, at a sua efetiva implementao, fazendo com que o planejamento estratgico se renove como uma responsabilidade de servidores e colaboradores, pois desejo e responsabilidade do corpo funcional da instituio a implementao na sua cultura desta nova forma de fazer gesto, o que colocar SET/RN em um patamar elevado de excelncia da gesto pblica, tanto no mbito estadual como nacional.

Termo de Cooperao Tcnica entre SET/RN e TCE/RN

Como forma de fazer acontecer o projeto de construo do novo Planejamento Estratgico, em 02 de julho de 2021, a SET/RN firmou com o Tribunal de Contas do Estado TCE/RN um Acordo de Cooperao Tcnica, para apoio tcnico e acompanhamento da reviso e reconstruo do referencial estratgico da instituio, juntamente com a equipe da UCP Unidade de Coordenao de Projetos, a alta administrao e o corpo de gestores da SET/RN. Esta iniciativa de suma importncia, pois permitir que ocorra, ao longo do 2 semestre de 2021, todo o processo de construo do P.E. e do plano de diretrizes de forma a que a instituio inicie em 2022 a sua execuo.

A escolha do TCE/RN deve-se larga experincia da equipe tcnica deste rgo em aes de apoio institucional na formulao de plano estratgico, seja na estrutura de Tribunais de Contas de diversos Estados, como tambm na estrutura do poder executivo estadual e municipal espalhados pelo pas. Link do Termo de Cooperao Tcnica: xxx

Construo e Execuo do Plano Estratgico (P.E.) da SET/RN

Para a formulao do planejamento estratgico, ser usada a metodologia denominada Balanced ScoreCard (BSC), consagrada em todo o mundo, inclusive nas principais administraes pblicas no Brasil. Para o desdobramento das aes estratgicas formuladas, ser implementado o Gerenciamento Pelas Diretrizes (GPD), metodologia adotada pelo TCE/RN visando dar impulso em direo execuo do P.E. e proporcionar o alcance dos resultados esperados no mbito ttico e operacional da instituio.

Para operacionalizar a construo do novo plano estratgico da SET/RN, ser criado um Comit Tcnico Interno de P.E. da SET/RN, com objetivo de reunir grupo de gestores-chave para atuar, juntamente com a equipe da UCP, em todo o processo de planejamento estratgico para o novo ciclo, de forma a promover a transferncia de tecnologia e metodologia para absoro pelo corpo gerencial da SET/RN.

Em julho/2021, as aes preparatrias para a construo do novo P.E. da SET/RN foram iniciadas, com a realizao de reunies entre a equipe tcnica da SET/RN e do TCE/RN para alinhamento do plano de trabalho e proposta de execuo dos trabalhos e cronograma de atividades para posterior avaliao e aprovao pela alta administrao da SET/RN.

Voltar para a página anterior voltar topo