Secretaria da Fazenda do RN

Mapa Estratégico define referenciais preliminares para a SET-RN até 2027

ASSESSORIA DE IMPRENSA     29/09/2021

Os principais pontos de melhorias e avanços que a Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) deve tomar nos próximos cinco anos estão preliminarmente definidos. Os objetivos e ações estão reunidos no Mapa Estratégico para o ciclo 2022-2027. O documento foi construído a partir de workshops, realizados na semana passada com participação dos gestores, e foi apresentado na última segunda-feira (27) ao gabinete e coordenadores de setores do órgão. O mapa faz parte da nova versão do Planejamento Estratégico da SET-RN e que servirá para revisão da missão, visão e valores, além de posicionar a secretária diante da sociedade, sobretudo frente às expectativas dos contribuintes. No próximo ciclo, serão definidos os objetivos estratégicos.

O mapa se encontra em um momento preliminar e estará sujeito a alterações antes da aprovação. O documento expressa os objetivos prioritários a serem almejados pela SET-RN e que vão servir de base para a criação dos indicadores estratégicos, essenciais para medir a efetividade das ações propostas. A construção dos Indicadores Estratégicos começará no dia 28 de setembro, sob a coordenação do Comitê Técnico Interno (COTIN) juntamente com a equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Ao final, o plano será concluído e o resultado apresentado aos gestores e servidores no dia 8 de outubro, com os desdobramentos em iniciativas e planos de ações setoriais, que deverão ser postos em prática logo em seguida.  "A revisão da missão, visão e valores da SET permitirá aos gestores e servidores estabelecer a identidade e propósito da nossa instituição para os próximos anos", afirmou, coordenador da Unidade de Coordenação de Projetos (UCP), Marconi Brasil, que é coordenador do COTIN.

Ao todo, foram definidos treze objetivos estratégicos, agrupados em quatro perspectivas. A primeira, focada nos Resultados Institucionais, busca a promoção da transparência e da cidadania fiscal, além de otimizar as receitas tributárias com a justiça fiscal. Na perspectiva de Processos Internos, destacam-se o objetivo "acelerar a transformação digital de forma sistêmica, aprimorando a gestão de Tecnologia da Informação".

Já na perspectiva de aprendizado e conhecimento, foi identificado o objetivo de implantar a política de gestão de pessoas, da inovação e do conhecimento, como alicerce para todos os outros objetivos do Plano Estratégico. A última perspectiva, na ótica estrutural, destaca-se o objetivo de assegurar a infraestrutura organizacional adequada para o funcionamento da pasta.

Ao final, quando o Plano Estratégico for inteiramente concluído, o lançamento será formalizado em evento interno. Todos os gestores serão informados das novas diretrizes de ações que a SET-RN vai adotar para o próximo ciclo. O Plano Estratégico será executado já no próximo ano, porém os desdobramentos e iniciativas deverão começar com planos setoriais ainda esse ano, de forma a envolver toda a secretaria na execução.

Voltar para a página anterior voltar topo