Secretaria da Fazenda do RN

SET apresenta casos de inovação digital na educação fiscal em evento

ASSESSORIA DE IMPRENSA     21/05/2021

Representantes de todos os estados do país participam virtualmente até esta sexta-feira  (21) do Encontro "Inovação Digital: Caminhos para a Educação Fiscal", que tem como objetivo identificar as estratégias digitais que se destaquem na implementação e manutenção de trabalhos em educação fiscal, assim como disseminar o desenvolvimento de ações com foco nas plataformas digitais pelos grupos que promovem a Educação Fiscal no Brasil.

A Secretaria de Tributação (SET-RN), com a compreensão que a educação fiscal é o melhor instrumento de formação de consciência fiscal, participa do evento nacional, apresentando dois casos,  que podem servir de inspiração para outros estados, com foco na inovação. "A importância de nossa participação é estarmos conectados com as melhores práticas a nível nacional, estabelecendo parcerias e nos inspirando para a condução dos caminhos para a educação fiscal a nível local", afirma Eliane Pinheiro Maciel Prates Prietto Dias, auditora fiscal da SET.

O estado do Rio Grande do Norte foi representado por meio do Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE-RN), que reúne a SET, Secretaria do Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), Secretaria do Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) e Controladoria Geral do Estado (CONTROL), com dois trabalhos, um em cada dia do encontro.

No dia 20, o GEFE apresentou seu primeiro trabalho: o projeto e lançamento de um curso online de Design Thinking voltado para a educação fiscal em colaboração com os estados do Ceará, Goiás, Paraná e Tocantins. Com a temática das Trilhas de Aprendizagem como pano de fundo para o estudo de Design Thinking, o curso terá uma abordagem prática, possibilitando não apenas a aplicação da técnica, mas também a disseminação das ferramentas do Design Thinking, promovendo assim a utilização de tais ferramentas para buscar soluções criativas para os diversos problemas de seu órgão ou instituição. O curso ocorrerá no segundo semestre deste ano, com vagas para todos os estados.

Já no dia seguinte, Nando Poeta (SEEC) e Eliane Pinheiro Maciel Prattes Prietto Dias (SET) apresentaram o projeto cultural "Ações da Educação Fiscal e Cidadania na Era Complexa: Formação de Acervo Digital Cultural", que busca disseminar a temática da educação fiscal e cidadania se utilizando de diversas linguagens artísticas e culturais que possam ser transmitidas facilmente pela internet ou disponibilizada por meio de várias plataformas digitais.

Para assistir aos eventos ou conferir as apresentações em PDF, basta acessar o site: http://www.efaz.fazenda.pr.gov.br/InovacaoDigital/Pagina/Programacao

Voltar para a página anterior voltar topo