Arrecadação do RN tem crescimento de 29% em Abril

ASSESSORIA DE IMPRENSA     11/05/2021

No quarto mês do ano, o Rio Grande do Norte somou R$ 553,5 milhões, um acréscimo de R$ 124,5 em relação ao que foi recolhido no mesmo mês do ano passado.

Natal – As receitas próprias do Rio Grande do Norte tiveram, em abril, um aumento de 29% em comparação com o mesmo mês de 2020. A arrecadação dos três impostos de competência estadual totalizou um montante de R$ 553,5 milhões, o que representa um adicional de R$ 124,5 milhões em relação ao quarto mês do ano passado. Esse resultado positivo foi influenciado pela alta de 27,5% no recolhimento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). A arrecadação do principal tributo estadual somou em abril deste ano R$ 504 milhões, contra R$ 395 milhões recolhidos em abril de 2020.

Os dados sobre as receitas próprias do RN são da Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), que divulgou nesta terça-feira (11) a 18ª edição do Boletim de Atividades Econômicas. O informativo mensal reúne os principais indicadores da economia do Rio Grande do Norte a partir da emissão de notas fiscais e do volume negociado pelas empresas potiguares. A publicação completa está no site portal.set.rn.gov.br/.

Segundo a publicação, o Rio Grande do Norte acumula no ano uma arrecadação total de R$ 2,24 bilhões, enquanto, no primeiro quadrimestre de 2020, o valor foi de R$ 1,95 bilhão. Isso representa um crescimento de 15%. Já o acumulado de ICMS em 2021 é de R$ 2,1 bilhões, frente a R$ 1,84 bilhão arrecadado no mesmo intervalo do ano de 2020, o que corresponde a uma alta de 14%.

O boletim indica que o setor onde houve o melhor desempenho no recolhimento de ICMS em termos nominais foi o segmento atacadista, que contribuiu com um total de R$ 109 milhões em impostos. O segundo foi o de combustíveis (R$ 104 milhões), seguido do varejo (R$ 94 milhões).

Monitoramento das atividades

O estudo mensal feito pela SET-RN também aponta uma leve retração na movimentação econômico dos setores produtivos do estado em abril. O valor médio negociado no mês pelas empresas potiguares foi de R$ 302,1 milhões por dia. Em março, o volume foi de R$ 304,8 milhões.

O boletim pondera ainda sobre o impacto nas operações comerciais de vendas no início da pandemia e aponta para uma queda brusca nos meses de março e abril de 2020. A partir do mês de maio do mesmo ano houve gradual aumento dezembro, quando alcançou o maior volume de operações já registrado: aproximadamente 1,8 milhão de emissões diárias. No mês de abril de 2021 alcançou média de 923 mil emissões por dia.