Secretaria da Fazenda do RN

Participação na SET-RN no 23° Seminário de Pesquisa do CCSA/UFRN teve boa repercussão

ASSESSORIA DE IMPRENSA     18/05/2018

Educação Fiscal foi o tema destaque no último dia do evento e reuniu estudantes de ciências contábeis da UFRN

A Secretaria de Estado da Tributação (SET-RN), através da Coordenadoria de Educação Fiscal (Coef), participou na noite da última quarta-feira (17), no auditório do Nepsa II, UFRN, do 23° Seminário de Pesquisa de CCSA 2018.1. O evento, que teve uma participação bastante significativa de alunos do curso de Ciências Contábeis da própria Universidade, discutiu a importância da cidadania fiscal e da "transparência" para evitar a corrupção. 

 A SET-RN, assim como os membros da Comissão Executiva do Grupo Estadual de Educação Fiscal (GEFE/RN) e a coordenadoria do curso de Ciências Contábeis da UFRN, sendo representada pela professora, Mayara Bezerra, foram os grandes responsáveis pela organização do último dia do evento, colocando a educação fiscal como tema principal.

A mesa redonda foi presidida por Mayara Bezerra, da UFRN, com a presença do auditor fiscal da SET-RN, Saulo Campos, sendo ele o mediador da mesa. Na ocasião ele debateu a importância dos tributos e fluxo de recursos, desmitificando fatos relacionados aos recursos públicos.

Também estiveram participando do debate o auditor da CGU/CONTROL, Fábio Silveira, que apresentou a Lei de Acesso a Informação (LAI) e a auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Anne Emília, o qual explicou a relevância das auditorias para a lisura nos processos públicos. Além deles, o chefe do departamento do curso de Ciências Contábeis, da UFRN, professor Erivan Borges também fez parte da mesa redonda. Ele falou sobre a importância do evento e do pioneirismo da instituição em criar uma disciplina de educação fiscal para o curso de Ciências Contábeis.

De acordo com a professora da UFRN, Mayara Bezerra, este tipo de evento é de suma importância para disseminar entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, a contribuição da educação fiscal no controle social, através do acompanhamento da transparência, controle e qualidade do gasto público, assim como no combate à corrupção. Visando, sobretudo, levantar discussões sobre a participação social e os deveres do exercício da cidadania.

A auditora fiscal Lisymá Soares falou sobre o evento. Ela acredita que "promover o debate sobre os mecanismos e instrumentos já legalmente postos para o exercício do controle social, como os portais de Transparência, a Lei de Acesso à Informação, dentre outros,  é salutar para a democracia, e a Educação Fiscal se propõe, exatamente, a contribuir para a formação cidadã, a fim de que o indivíduo esteja apto a utilizar os recursos disponíveis."

Após o debate, que aconteceu no CCSA, houve a exposição de trabalhos científicos relacionados aos temas abordados.

Saiba mais

O 23º Seminário de Pesquisa do CCSA/UFRN – Desenvolvimento e Democracia no Brasil: do que estamos falando? – evidencia a preocupação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas em consolidar um espaço para discussão e socialização do conhecimento produzido nas diferentes áreas das ciências sociais aplicadas (Direito, Economia, Administração, Serviço Social, Ciências Contábeis, Turismo e Biblioteconomia). O evento tem como objetivo tornar acessível à comunidade universitária a produção científica existente no CCSA por meio da divulgação dos trabalhos apresentados; estimular a comunidade acadêmica do CCSA para a prática da pesquisa; contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e da reflexão teórico-metodológica no campo das Ciências Sociais Aplicadas; abrir espaço para interlocução com outras áreas do conhecimento.

Voltar para a página anterior voltar topo