Secretaria da Fazenda do RN

Palestra sobre Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica será realizada amanhã (28) na SET

ASSESSORIA DE IMPRENSA     27/06/2017

Evento será destinado aos desenvolvedores de software que trabalham para empresas do RN
 
Com o intuito de orientar os desenvolvedores de softwares das empresas – em especial àqueles que fornecem aplicativos para o comércio varejista, restaurantes, bares, hotéis e similares – em relação ao uso da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) como modelo operacional padrão nos estabelecimentos, a Secretaria de Estado da Tributação (SET) realizará na manhã da próxima quarta-feira (28) uma palestra sobre o este assunto.  O encontro acontecerá no auditório do próprio órgão e será ministrado pelo auditor fiscal Marconi Brasil, que é também líder do projeto da NFC-e no Rio Grande do Norte.
 
Durante a palestra será apresentado aos participantes as novidades relativas ao modelo operacional da NFC-e, com abordagem técnicas das especificações e as particularidades dele no RN, em especial quanto ao impacto do novo programa de cidadania fiscal, em elaboração (projeto em tramitação na assembleia legislativa que é baseado na NFC-e).
 
De acordo com Marconi Brasil, este encontro será também uma excelente oportunidade para as empresas desenvolvedoras atualizarem e ampliarem seus conhecimentos sobre a NFC-e, de forma a oferecer aos seus clientes uma solução simplificada (sem exigência de homologação pela SET/RN) e moderna com a possibilidade de adoção de tecnologias móveis (tablets e smartphones).
 
"É também uma maneira de ampliar o portfólio de clientes que precisarão se informatizar sobre o assunto, principalmente as pequenas e médias empresas, tendo em vista a exigência da substituição do modelo talonário e o baixo volume de investimento em sistemas e tecnologias aderentes à NFC-e. Além disso, as desenvolvedoras de software poderão oferecer a mesma solução de sistema de gestão empresarial para clientes situados em outros Estados (tais como Pernambuco, que aderiu recentemente à NFC-e e está em fase de projeto-piloto, com previsão para obrigatoriedade para 2018)", completou o líder do projeto da NFC-e no RN.
 

Mais da NFC-e


 
A NFC-e é um projeto nacional consolidado em 26 das 27 Unidades Federadas do Brasil, com mais de 350 mil estabelecimentos comerciais que já emitiram cerca de 7 bilhões de NFC-e.  Em nosso Estado, recentemente, alcançamos 12 milhões de NFC-e emitidas em um mês por cerca de 10 mil estabelecimentos.
 
Em julho/2017, inicia-se a terceira e última fase de obrigatoriedade do uso NFC-e no RN, em substituição ao tradicional cupom fiscal (juntamente como o PAF-ECF) e à nota fiscal modelo 2 (talonário em papel). Esta fase inclui aqueles estabelecimentos ainda não alcançados pelas fases anteriores de obrigatoriedade (entre os quais: supermercados, minimercados, bares, restaurantes, hotéis e similares), representando cerca de 10 mil potenciais novos emitentes de NFC-e.
 
Para mais estatísticas e outras informações gerais sobre a NFC-e no RN e no Brasil, acesse o portal nacional [nfce.encat.org] e conheça mais sobre o projeto.

Voltar para a página anterior voltar topo