SET participa de reunião sobre o balanço anual da Educação Fiscal no RN

ASSESSORIA DE IMPRENSA     22/12/2016

O Grupo Estadual de Educação Fiscal do RN (Gefe-RN), formado por servidores da Secretaria de Estado da Tributação (SET) e Secretaria da Educação e da Cultura (Seec), se reuniu na tarde de ontem (21), na sala da Coordenadoria de Educação Fiscal (Coef), na SET, para fazer um balanço anual das atividades realizadas em 2016 e apresentar novos projetos para 2017.

De acordo com a presidente do Gefe-RN e auditora fiscal da SET, Lisymá Soares, este foi um ano bastante proveitoso para a educação fiscal, já que atingiu as metas estabelecidas. Uma delas foi a capacitação de profissionais da rede estadual e municipal de educação e servidores das secretarias municipais de tributação, além de alunos da UFRN, do curso de contábeis, através do curso de Disseminadores em Educação Fiscal.

Outro destaque este ano foi a aprovação da Lei da Semana estadual da Educação Fiscal Cidadã, que foi sancionada no dia 21 de setembro, pelo governador, Robinson Faria.

Para Lisymá, a provação da lei é importante por ser mais uma nova porta que se abre para a educação fiscal, principalmente pela probabilidade da vinda de novos recursos para estimular ainda mais o tema no estado.

Um evento bastante importante este ano para a Educação Fiscal foi a Semana da Cidadania Fiscal, que aconteceu de 19 a 24 de setembro e fez parte do Setembro Cidadão.  O encontro contou com parceiros como a SET, SEEC, Asfarn, Febrafite e Sindifern.

Durante a Semana da Cidadania Fiscal aconteceu o  I Seminário de Educação Fiscal do RN, com palestras e atividades de conscientização da importância dos tributos e cidadania fiscal. O público alvo deste encontro foi composto de profissionais da educação, servidores das secretarias de Tributação e Finanças da rede estadual e municipal e alunos do curso de Ciências Contábeis da UFRN, que fazem parte do curso de Disseminadores em Educação Fiscal (DEF).

Para 2017 a Educação Fiscal pretende dar continuidade ao trabalho de capacitação de profissionais da educação que trabalham em escolas nos municípios do RN, o qual desejam incluir o tema em sala de aula.

A novidade do próximo ano é a especialização em Educação Fiscal e adoção de escola para implementação do projeto piloto.