I Seminiário de Educação Fiscal do RN fez parte da Semana da Cidadania

ASSESSORIA DE IMPRENSA     28/09/2016

A secretaria de Tributação do RN (SET), juntamente com o Sindicato do Auditores Fiscal do RN (Sindifern), Associação dos Servidores Públicos Fazendários do RN (Asfarn) e Grupo de Educação Fiscal Estadual (Gefe-RN), realizaram na quinta-feira (23 de setembro),no auditório do Sindifern, o  I Seminário de Educação Fiscal do RN, com palestras e atividades de conscientização da importância dos tributos e cidadania fiscal . O evento fez parte da Semana da Cidadania Fiscal, que aconteceu de 19 a 24 de setembro. O público alvo deste encontro foi composto de profissionais da educação, servidores das secretarias de Tributação e Finanças da rede estadual e municipal e alunos do curso de Ciências Contábeis da UFRN, que fazem parte do curso de Disseminadores em Educação Fiscal (DEF).

Durante o encontro, compuseram a mesa de abertura a presidente do Grupo de Educação Fiscal do RN, Lisymá Soares; a técnica pedagógica da Secretaria de Educação do RN, Ray Almeida Barbosa; o coordenador da Coordenadoria de Educação fiscal (Coef), Adriano Almeida; o auditor fiscal, Saulo Campos; professor da UFRN, Erivan Ferreira; presidente do Sindifern, Pedro Lopes e presidente da Febrafite, Roberto Kupski.

Quem abriu as falas do evento e saudou os convidados, foi o presidente do Sindifern, Pedro Lopes, que destacou a importância da temática do evento. "A Educação Fiscal é um instrumento de conscientização da importância do Estado, que visa a busca de uma relação social equilibrada e satisfatória", disse. O mesmo comentou sobre a aprovação da Lei da Semana da Educação Fiscal Cidadã pela Assembleia Legislativa do RN, que foi sancionada no dia 21 de setembro, pelo governador, Robinson Faria, no Sindifern.

"Com a aprovação desta Lei um novo horizonte se abre, principalmente, com a vinda de novos recursos para estimular ainda mais a promoção da Educação Fiscal em nosso estado, pois é um anseio que as próximas edições do evento alcancem novos patamares, na busca de melhorias e conscientização da sociedade sobre a importância do pagamento dos tributos", afirmou Pedro Lopes.

A presidente do Grupo de Educação Fiscal, Lisymá Soares, foi a segunda a falar.  Inicialmente agradeceu o apoio da SET, SEEC, Sindifern, Asfarn, Febrafite e UFRN. E destacou que eventos como este, passam a integrar o calendário de atividades do Programa de Educação Fiscal do RN, com objetivo de promover a disseminação e a institucionalização da Educação Fiscal em âmbito estadual, tendo como principal instrumento de capacitação o curso "Disseminadores de Educação Fiscal - DEF, ofertado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf),  para a formação de profissionais capazes de atuar em seus  locais de trabalho, escolas, universidades e em suas comunidades.

O coordenador da Coef, Adriano Almeida, que foi representando o secretário da Tributação do RN, André Horta, também falou para os convidados. Ele destacou a importância do tema, e garantiu que esta iniciativa fará com que a educação fiscal se torne cada vez mais consolidada em nossa sociedade, principalmente, através da formação de uma rede desenvolvida por órgãos ligados a educação e tributação.

Outro que também dialogou com os presentes, foi o auditor fiscal, Saulo Campos. Este informou que a UFRN, foi pioneira na implantação da disciplina de Educação Fiscal atualmente ministrada pelo professor,João Montenegro , na grade curricular do curso de ciências contábeis da UFRN.

Durante o Seminário, os convidados puderam prestigiar a palestra proferida pelo professor da UFRN, Erivan Ferreira sobre "Educação Fiscal – sua importância e papel no exercício do controle social".