Secretaria da Fazenda do RN

SET realizou na UFRN o I Encontro presencial do curso de Disseminadores de Educação Fiscal, edição 2016.2

ASSESSORIA DE IMPRENSA     01/09/2016

A Secretaria de Estado da Tributação (SET), através da Coordenadoria de Educação Fiscal (Coef), realizou na última terça-feira (30), o I Encontro Presencial do curso de "Disseminadores de Educação Fiscal" (DEF), edição 2016.2 no auditório do NEPSA, na UFRN. O objetivo foi a interação entre alunos e tutores do curso.

A abertura do evento foi feita pela auditora fiscal e presidente do grupo de Educação fiscal no RN, Lisymá Soares Felismino. Ela deu boas vindas aos alunos participantes e explicou como o curso será desenvolvido, além da importância deste para a sociedade.

Segundo Lisymá Soares é importante que as pessoas estejam conscientes do que é a educação fiscal e como transmitir esse tema para a população, mostrando a importância de exigir o documento fiscal no ato da compra e suas repercussões. "O papel dos tutores também será o de incentivar os cursistas a se tornarem disseminadores da temática em suas diversas comunidades", disse.

Em seguida, houve a palestra "A Importância da Educação Fiscal para a Formação do Cidadão", ministrada pelo auditor fiscal e professor, Saulo Campos.

Campos também explicou a relação do estado com governo e a sociedade e como o momento atual vivido pelo país ilustra de forma contundente a importância da educação fiscal, uma vez que contribui de forma decisiva para a formação do cidadão.

Participaram do evento os Professores da UFRN, Erivan Ferreira Borges,  João Maria Montenegro e  Edmilson Jovino de Oliveira e alunos do curso de Ciências Contábeis da UFRN. Membros do Grupo de Educação Fiscal do Estado, da Secretaria de Estado da Tributação (SET) e Secretaria de Educação do Estado (Seec) também estiveram presentes, além de professores de municípios como Natal, Guamaré, Portalegre, Alto do Rodrigues, Umarizal, Riachuelo, dentre outros servidores das secretarias de Tributação e Finanças dos municípios.

Sobre o curso

O curso de Disseminadores em Educação Fiscal que é ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EaD), tem o objetivo de formar cidadãos a respeito do papel desempenhado pelos tributos e orçamentos públicos na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, bem como  sensibilizar os cursistas a respeito da importância do tema cidadania fiscal em suas vidas e no cotidiano de sua comunidade e estimular os cidadãos a se apropriarem dos instrumentos da Educação Fiscal para a promoção de políticas públicas capazes de reduzir as desigualdades sociais.

Este curso é ofertado semestralmente pela Escola de Administração Fazendária (ESAF) e se constitui como "carro chefe" do Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef).

Voltar para a página anterior voltar topo