Secretaria de Tributação realizou evento com o filosófo Vladimir Safatle

ASSESSORIA DE IMPRENSA     07/05/2015

A Secretaria de Estado da Tributação (SET), através da Coordenadoria de Educação fiscal (Coef) em parceria com o Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte (Sindifern) e a Associação dos Auditores Fiscais do RN (Asfarn), promoveu, na manhã da última terça-feira (5 de maio), uma palestra com filósofo Vladimir Safatle.

O evento, cujo o tema foi "Tributos para financiar qual Estado?", contou com a participação do Secretário da Tributação, André Horta, o Presidente do Sindifern, Pedro Lopes, o Presidente da Asfarn, José Ribamar, O Secretário de Esportes, George Câmara e do diretor da Fundação José Augusto (FJA) Rodrigo Bico, o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RN), João Gregório, além de auditores fiscais, gestores públicos e representantes de Federações Comerciais e Industriais do Estado.

Durante o encontro, Safatle abordou temas como reforma política, reforma tributária entre outros assuntos pertinentes ao tema da palestra. Além disso, ele respondeu a perguntas e dúvidas dos participantes.

O secretário da SET, André Horta, destacou a importância do evento e achou de extrema relevância que a SET, Sindifern e Asfarn tenham se empenhado em promover um evento desta amplitude. "É preciso que esteja claro para a sociedade o interesse da Tributação nos diagnósticos e propostas de grandes pensadores contemporâneos que procuram subsidiar políticas emancipadoras em favor dos contribuintes, que indiquem as qualidades das políticas mais válidas para um Estado mais justo e desejado pela sociedade e que também critique as intervenções consideradas prejudiciais", disse.

Horta disse ainda que esse tipo de dialogo com personalidades como a do filósofo são de profundo interesse para os auditores fiscais, profissionais esses que são os principais responsáveis pelo suporte econômico próprio do Estado, posto que isso lhes recorda o sentido de grandeza de suas atividades laborais que viabilizam a prestação dos serviços públicos e a intermediação das relações sociais feita pelo Estado.

Sobre Safatle

Vladmir Safatle é graduado em filosofia pela USP e em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), mestre em Filosofia pela USP e doutor em Filosofia pela Université de Paris VIII.

Atualmente é Professor Livre Docente do departamento de filosofia da USP. Foi professor visitante das Universidades de Paris VII, Paris VIII (Sorbonne), Toulouse, Louvain e Stellenboch (África do Sul), além de responsável de seminário no Collège International de Philosophie (Paris). Desenvolve pesquisas nas áreas de epistemologia da psicanálise e da psicologia; desdobramentos da tradição dialética hegeliana na filosofia do século XX e filosofia da música.

Safatle é um dos coordenadores da International Society of Psychoanalysis and Philosophy, do Laboratório de Pesquisa em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip) e presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCint) da FFLCH-USP desde 2012.