Secretaria da Fazenda do RN

> www.set.rn.gov.br / IMPOSTOS
Sábado, 20/04/2024

IPVA

Pagamento direto

Locais de pagamento dos valores em cobrana administrativas dos dbitos de IPVA referentes ao exerccio atual e anteriores:

1. Por meio das lotricas e bancos autorizados mediante apresentao dos boletos, ou seja, Guia de Recolhimento Instantneo (GRI), emitidas por meio do site do DETRAN, com a baixa do dbito pago em at 15 minutos, exclusivamente atravs:

a) do Banco do Brasil (via Mobile, Internet e terminais de Autoatendimento ou correspondente bancrio).

Observao: Via Mobile BB, seguindo o caminho: Pagamentos/ Impostos e Taxas/ Dbitos de Veculos/ Rio Grande do Norte/ Dbitos veculos, preencher Placa e RENAVAM.

b) da Caixa Econmica Federal (via Mobile, Internet e terminais de Autoatendimento, Lotricas da CAIXA ou nos Correspondentes CAIXA Aqui).

2. Em qualquer agncia bancria, por meio do Boleto Bancrio, emitido pelo site do DETRAN com baixa do dbito realizada em at 48 horas.

3. Por meio dos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil e correspondente PagFcil, a partir dos dados do veculo, Placa e RENAVAM.

Observaes:

Pagamento de dbitos de exerccio anteriores inscritos na dvida ativa do Estado, devem ser consultados no site do DETRAN que remeter automaticamente para emisso de boleto no site da Procuradoria-Geral do Estado - PGE.

Para acessar a consulta aos dbitos do veculo disponvel no site do DETRAN clique aqui.

O boleto com data de pagamento vencido no ser aceito. O usurio deve ir ao site do DETRAN e emitir nova guia de pagamento atualizada com juros e multa de mora.

Pagamento parcelamento

Parcelamento de IPVA em cobrana administrativa referentes ao exerccio anterior: A Secretaria de Estado da Tributao possibilita ao contribuinte efetuar o parcelamento dos dbitos na Subcoordenadoria de Dbitos Fiscais - SUDEFI (1URT em Natal) e nas Unidades Regionais de Tributao - URTs (no interior do estado).

Credenciadas de carto de crdito: Com o advento do Decreto Estadual n 29.218/2019, possvel ao contribuinte o pagamento dos dbitos de IPVA, incluindo o exerccio em curso e os inscritos em dvida ativa por meio de carto de crdito ou dbito, vista ou parcelado. Os interessados precisam comparecer presencialmente a um dos pontos de atendimento das credenciadas, com o nmero do RENAVAM (Registro Nacional de Veculo Automotor) e placa do veculo.

As empresas credenciadas de carto de crdito tm autonomia para definir as condies comerciais das transaes (nmero possvel de parcelas, juros aplicveis e outras taxas a serem cobradas), mas apenas repassam Secretaria de Estado da Tributao o valor do dbito tributrio, destacado na consulta de dbitos no site do DETRAN.

Cabe ao contribuinte avaliar as condies mais favorveis para o pagamento do imposto e, caso opte por realizar o pagamento no carto de crdito, exigir o comprovante de pagamento dos dbitos fiscais recolhidos (Decreto Estadual n 29.218/2019). Apenas este documento comprova o recolhimento em favor do Estado do Rio Grande do Norte.

Pagamento parcelado de dbitos de exerccio anteriores inscritos na Dvida Ativa do Estado, realizado diretamente pela Procuradoria-Geral do Estado PGE pelos canais http://www.pge.rn.gov.br/, http://divida.pge.rn.gov.br/online, telefone: (84) 3232-2736, whatsapp: (84) 98119-4545, e-mail: chefiapfda.pgern@gmail.com.

Ateno: Em todas as modalidades de pagamento, o contribuinte dever manter os comprovantes de pagamentos, para, se for necessrio, comprovar o recolhimento do imposto.

Quadro Resumo de Pagamento dos dbitos de IPVA

Local Forma de Pagamento Taxas Juros
Lotricas vista, com desconto
vista sem desconto
Parcelado em at 05 vezes
Conforme a tabela de vencimentos
No No
Bancos autorizados vista, com desconto
vista sem desconto
Parcelado em at 05 vezes
Conforme a tabela de vencimentos
No No
Empresas credenciadas de carto de dbito/crdito Carto de crdito ou dbito
vista ou a prazo
Conforme negociao com a credenciada escolhida*
Sim Sim

* - As credenciadas apresentam diferentes condies para o pagamento no carto. Simule o pagamento em todas para escolher a condio mais adequada.

Voltar para a página anterior voltar topo