Secretaria da Fazenda do RN

Sábado, 20/04/2024
O submenu est em um arquivo enviado, ver no HTML


Histrico do Projeto

O Projeto NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrnica) surgiu em mbito nacional por ocasio das reunies do CONFAZ ocorridas ao longo de 2011, tendo sido delegada ao ENCAT a atribuio da criao de um Grupo Tcnico para a implantao da soluo.

 

Das reunies tcnicas nacionais do ENCAT surgiu a proposta de criao de um projeto piloto com objetivo de validar o modelo em construo, para servir de prova de conceito e, desta forma, avaliar o resultado alcanado e a possibilidade de ampliar o alcance do uso da NFC-e como alternativa de Documento Fiscal para Consumidor Final.
Para iniciar o projeto piloto, os lderes estaduais definiram algumas premissas bsicas para o Projeto, entre as quais se destacam:

 

  • Documento Fiscal Eletrnico, de existncia apenas digital, seguindo o conceito presente na NF-e;

     

  • O modelo dever interferir minimamente no ambiente do contribuinte e permitir o uso da plataforma tecnolgica j instalada;

     

  • Busca da eliminao da exigncia de homologao de hardware ou software e do uso de impressora fiscal.

     

Os benefcios esperados do Projeto, conforme apresentado pelo ENCAT so: simplificao das obrigaes acessrias para os contribuintes; aumento da eficincia fiscal; harmonizao da soluo baseada na NF-e no cruzamento de informaes fiscais, segurana e comodidade para o consumidor, que poder consultar o efetivo registro das informaes para o rgo tributrio competente, alm de ampliar as alternativas de emisso e recepo do documento fiscal por meios eletrnicos.

 

O projeto-piloto para NFC-e foi formalmente institudo na reunio tcnica do ENCAT realizada em Manaus, nos dias 27 a 29 de agosto/2012, com a participao de empresas voluntrias sediadas nos seguintes Estados: RN, SE, RS, MT, AM, AC e MA. No Rio Grande do Norte, trs empresas aderiram voluntariamente no incio do projeto: Miranda Computao, Lojas Riachuelo e BR Distribuidora. No final de 2013, o RN contou com a adeso do Posto Pinheiro Borges, sendo efetivamente o primeiro Posto de Combustvel do Nordeste a emitir a NFC-e.

Voltar para a página anterior voltar topo